Criado pelo Conselho Diretor da Universidade de Brasília em maio de 1962, o Centro de Estudos e Planejamento Arquitetônico e Urbanístico/CEPLAN, atual Centro de Planejamento Oscar Niemeyer, tinha a missão institucional de realizar o planejamento físico e o projeto das edificações do Campus Universitário, além de subsidiar a prática profissional de alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Em 1960, antes mesmo da criação do CEPLAN foi realizado, por Lucio Costa, o Plano Piloto da Universidade de Brasília. O Campus está localizado no Plano Piloto de Brasília entre a Asa Norte e o Lago Paranoá. Naquela primeira década de existência da cidade e da UnB era prevista a oferta de 15.000 matrículas até o ano de 1970. A proposta de Lucio Costa localizava os principais prédios administrativos a leste e os prédios de serviços gerais a oeste. Determinava, por meio de um arruamento de traçado ora retilíneos, ora sinuosos, a locação dos prédios relacionados aos vários institutos da UnB que seriam implantados dispersamente no Campus em meio à área gramada, criando um parque aberto à população da cidade.

Com a criação do CEPLAN em 1962, seu primeiro coordenador, Oscar Niemeyer, propôs a aglutinação dos vários institutos da UnB em um único edifício. Na proposta de Costa eles ficariam dispersos, na de Niemeyer passaram a integrar o Instituto Central de Ciências, edificação com cerca de 700,00 m de comprimento. Essa mudança repercutiu na configuração física do Campus e traduziu espacialmente a diretriz pedagógica que visava a interdisciplinaridade e a integração acadêmica.

O ritmo de criação e construção de prédios que servissem de suporte para uma universidade inovadora e plural foi interrompido pelo Golpe Militar de 1964. O cerceamento do livre pensamento, a prisão de integrantes da comunidade universitária e as mudanças da administração superior da Universidade levaram à desativação do CEPLAN em 1965. Só em 1969 o Centro retoma as atividades a fim de atender as contínuas demandas por expansão de espaço físico. Obs: tem uma prancha de 1967 com indicação de CEPLAN. Na passagem da década de 1960 para 1970 foram projetados e construídos prédios emblemáticos da Universidade, como a Casa do Estudante Universitário/CEU, a Biblioteca Central/BCE, a Reitoria e o Restaurante Universitário/RU.

Em 1979 o CEPLAN é renomeado como Laboratório Experimental de Arquitetura e Urbanismo/LEAU e vinculado ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo. As atividades, porém, permanecem basicamente as mesmas. No ano de 1986 é retomada a sigla CEPLAN, com a denominação de Centro de Planejamento Oscar Niemeyer. Paulatinamente as atividades relacionadas ao planejamento físico e ao projeto de edificações migram para a Prefeitura do Campus/PRC. Nesse período o Centro tinha como atividade principal a atividade de suporte ao programa e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/FAU. No ano 2000 a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo decide desvincular o CEPLAN da sua estrutura, portanto tanto o Centro como o prédio do SG 10 retornam à administração superior da Universidade que retoma, paulatinamente, sua atividade inicial de órgão administrativo composto por equipe técnica de arquitetos e engenheiros responsáveis por traçar as diretrizes do desenvolvimento físico da Universidade.

O SG 10 integra o conjunto edifícios denominado de Serviços Gerais que na década de 1960 foi executado para abrigar as primeiras atividades da Universidade de Brasília. O projeto é de autoria de Oscar Niemeyer – com a colaboração de João Filgueiras Lima (Lelé) – e o paisagismo original de Alda Rabelo. Projetado em 1962 executado em 1963, o SG 10 tem área construída de 1.146 m2  e está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro. Segundo o Ato da Reitoria n.º 1947/2008, integra o Sítio Histórico da Universidade de Brasília.

O edifício é utiliza sistema estrutural que utiliza duas peças pré-fabricadas de concreto armado. A vedação vertical é composta de placa em “U”, de 1,00 x 3,00 m. A cobertura, de viga protendida de cobertura com 15m de comprimento e uma seção de 0,12 x 0,40 m. Essa peça, que possui contra-flecha para o escoamento das águas pluviais, é recoberta por chapas planas de alumínio, cortadas, dobradas e encaixadas. A tecnologia utilizada para construção foi pioneira na utilização de pré-moldados e possibilitou a montagem no período de 60 dias.

De formato retangular (12,00 x 95,00 m), o edifício possui pequenos beirais nas laterais. Externamente se configura por um bloco branco, de fachadas cegas, cujo acesso se dá por quatro portas vermelhas pivotantes, com eixo horizontal. Internamente abriga amplas salas e auditório, com vista para jardins, além de áreas de apoio. Há três painéis de autoria de Oscar Niemeyer. Na parede em frente a um dos acessos, há o desenho de uma pomba com os dizeres: paz, paix, peace, mir, pax, frieden. Na parede em frente à sala de reuniões, e contígua ao jardim, croqui do projeto da Praça Maior da UnB. No auditório, que possui área semi-enterrada, croqui da Praça dos Três Poderes.

Além do SG 10, o conjunto de SGs de um pavimento é composto pelo SG 1, SG 2, SG 4, SG 8, que abrigam atividades do Instituto de Artes (IdA). Os que mais preservam a concepção original dos espaços é o SG 10 – CEPLAN – e o SG 8 – Auditório de Música.

No vídeo UnB: primeira experiência em pré-moldado é relatado o processo de construção do edifício.